Lìder X Chefe


Um líder sabe claramente quais são seus objetivos, como e o quê fazer para atingi-los . Envolve e motiva sua equipe para compartilhar esses objetivos com ele e, assim, trabalharem juntos para obter os resultados esperados.

O líder busca o autoconhecimento para identificar seu estilo de liderança predominante. Ao descobrir que somente um estilo não o torna um líder completo, ele também desenvolve outros estilos.

Além disso, o autoconhecimento lhe permite prever suas próprias reações, lidar com frustrações e com as pessoas, pois ele entende que elas são diferentes e, por isso, existe um estilo específico a ser usado com cada um dos integrantes de sua equipe.

Isso é possível, pelo fato de o líder observar e se interessar por sua equipe, traçando os perfis diferentes de todos que a compõem.

O líder completo dá feedback para seus liderados. Ele não confunde feedback com críticas e levantamento de pontos negativos e erros. Para o líder, feedback é uma ferramenta importante para alimentar seus colaboradores com informações essenciais de desempenho, erros e também acertos, ajustes e alinhamento de atuações. Ele não espera o fim do ano para aproveitar Avaliações de Desempenho. O líder dá feedback para a equipe sempre que considerar necessário para manter o ritmo de trabalho de seu departamento. E de harmonia também.

O chefe, por sua vez, é o oposto do líder. Ele tem como crença um modelo antiquado de trabalho. Em sua posição, o chefe dá ordens, diz como e o quê deve ser feito.  Seu estilo é aquele que nasceu com ele e é incontestável. Quem não o obedece está fora do time.

A mais importante diferença entre Líder e Chefe é que a retenção de talentos, diminuição no absenteísmo e o baixo turnover de colaboradores são resultados atingidos pelo Líder. Quanto ao chefe, ele é responsável por um clima desmotivado, desempenho pobre da equipe e 85% dos pedidos de demissão. O feedback não faz parte do currículo de um chefe, pois as informações para ele são uma garantia para manter seu poder. Você é um chefe ou um líder?

Gino Cammarota

* Este artigo foi publicado no site www.rhportal.com.br